Como medir resultados do marketing digital? Tópico: Google Analytics.

Google Analytics! Essa é a resposta. Se você já tem um site e não tem essa ferramenta instalada no mesmo, é como se você estivesse dirigindo um carro às cegas. O Analytics é a plataforma mais utilizada no mundo para gerenciar dados de usuários online que visitam o seu site. Traz recursos e completos para dar ao gestor do negócio  toda a noção de desempenho e do que está acontecendo dentro do seu ambiente online.

Com o Google Analytics é possível dados como o número de pessoas que acessaram o seu site por dia, semana, mês, ano, e comparar períodos diversos. É possível identificar visitantes únicos e novos usuários que a sua campanha está conseguindo atingir, média de páginas visitadas, quais são as páginas mais vistas, quanto tempo estes usuários estão ficando no seu site e muito mais dados.

De onde estão vindo os acessos ao site? Da busca orgânica, tráfego do adwords, redes sociais, tráfego direto e mais. Quais palavras-chave são mais utilizadas para chegar até o site, localização, idioma e por aí vai.

Quer saber se o seu site é mais acessado por desktop ou smartphone? Dá também. Dá até para saber qual é o sistema operacional de cada dispositivo. É muita informação.

No início é um pouco complicado por causa do volume de informações. Mas, com o tempo, você vai se acostumando à linguagem e consegue interpretar melhor os dados que o Google Analytics fornece a você. O importante é TER O ANALYTICS INSTALADO! Isso é mandatório. Com isso você terá um norte de como orientar a sua empresa para o rumo certo. Direcionar melhor o seu budget de marketing, para onde expandir,  onde não investir, em quais canais e por aí vai. Cada caso é um caso, então vai da interpretação e necessidade de cada empresa.