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Chatbot – O que é e como utilizar a favor do seu negócio

chatbot
Marketing Digital
Publicado: 02/04/2018 e Atualizado: 12/01/2022

Chatbot – O que é e como utilizar a favor do seu negócio

Os chats evoluíram significativamente nos últimos tempos e agora são ferramentas extremamente sofisticadas e versáteis que podem ajudá-lo a automatizar uma série de processos de negócios.

Além de ser incrível para ajudar com consultas de atendimento ao cliente, os chatbots com suporte de Inteligência Artificial (AI) podem fazer parte de suas iniciativas de marketing e ajudar a empurrar seus clientes perfeitamente através do seu funil de vendas. Aqui estão algumas maneiras em que os chatbots podem se encaixar em sua estratégia de marketing:

  1. Ofereça ao seu público uma experiência personalizada. Ter uma interação com alguém que o conhece pelo nome pode alterar completamente a natureza de uma conversa. Chatbots se integram às mídias sociais, reunindo dados sobre cada pessoa com quem eles interagem.
  1. Maior capacidade de engajamento. Os Chatbots são únicos porque eles não só se envolvem com seus clientes, mas também os retém. Isso significa que, ao contrário de outras formas de marketing, os chatbots mantêm seus clientes entretidos por mais tempo. Um chatbot pode chamar a atenção do seu público e aprender com a interação, permitindo que ele envie informações relevantes sobre sua marca, produtos e serviços.
  1. Alcance um público mais amplo. Como os chatbots são predominantemente encontrados em plataformas de mensagens de redes sociais, como é o caso que você encontra na home do site da Agência Ópera, eles são capazes de atingir um público praticamente ilimitado. Eles podem chegar a uma nova base de clientes para a sua marca, tocando em novos dados demográficos, e podem ser integrados em vários aplicativos de mensagens, tornando-o mais prontamente disponível para ajudar seus clientes. Isso, por sua vez, abre novas oportunidades para você aumentar as vendas.
  1. Reúna e analise os comentários e dados dos clientes. Seu chatbot oferece a oportunidade perfeita para você reunir comentários de seus clientes.
  1. Envie notificações relevantes. Os consumidores não querem ser bombardeados com e-mails, mensagens de texto e outras notificações sempre que algo acontece em relação ao seu negócio, produtos ou serviços. Como os chatbots são capazes de capturar e analisar dados, eles também podem enviar notificações personalizadas através de mídias sociais que sejam relevantes para cada usuário.
  1. Faça uma comunicação mais divertida com a sua marca. Embora não seja um segredo que os chatbots possam fornecer informações de qualidade aos clientes, eles também podem divertir suas interações. Este tipo de chatbot torna seu marketing mais divertido e interativo, deixando uma impressão duradoura no usuário. Também pode aumentar o número de visitantes em seu site, compartilhando links para suas postagens de blog relevantes e outras peças de conteúdo.
  1. Sua marca proativa automaticamente. Muitas vezes, as marcas possuem uma abordagem passiva para as interações dos clientes. Eles só se comunicam com o público quando o consumidor entrou em contato com eles primeiro. Um chatbot envia automaticamente uma notificação de boas-vindas quando uma pessoa chega em seu site ou perfil de mídia social tornando o usuário ciente da presença de seu chatbots. Isso faz com que você pareça mais proativos, aumentando assim a reputação da sua marca e pode até aumentar as interações, tendo também um efeito positivo em seus números de vendas.
  1. Mova seus clientes perfeitamente através do funil de vendas. A liderança é uma parte essencial da estratégia de marketing de cada empresa. Os Chatbots permitem que você colete as informações que você precisa para criar mensagens personalizadas que podem ajudar a orientar seus usuários através da jornada do cliente.

Enfim: As mensagens tornaram-se o principal destino das marcas para alcançar os consumidores; não é nenhuma surpresa porque os chatbots tornaram-se tão populares. Ao implementar um chatbot em sua estratégia de marketing, você poderá aprender sobre seu público, adaptar seus esforços de marketing, alcançar novos consumidores e rentabilizar seus perfis de redes sociais. Desde que utilizados com inteligência e com um planejamento adequado à marca, o chatbot pode se tornar um grande aliado aos seus negócios.

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