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Surfando na Onda das Mídias Digitais

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Redes Sociais
Publicado: 02/04/2017 e Atualizado: 20/08/2019

Surfando na Onda das Mídias Digitais

As vantagens de possuir mídias digitais são inúmeras, mas agora vamos mostrar oito motivos relevantes, como ter sucesso e não deixar sua empresa de fora dessa onda.

  1. Identifique onde você deseja chegar com as mídias digitiais.

Antes de criar uma fanpage no Facebook, um perfil no Instagram ou até mesmo investir em anúncios nas principais redes sociais, é necessário identificar onde e como você deseja marcar presença no ambiente digital. Ao contrário do que muitos pensam, existem diversas redes com necessidades e características específicas para cada objetivo de marketing. Apesar de parecer simples, é o primeiro e importantíssimo passo para “surfar nessa onda das mídias digitais”.

  1. O mito a ser derrubado: número de curtidores ou seguidores.

Um verdadeiro mito que se criou e se mantém no entendimento da maioria dos usuários é a quantidade de curtidas ou seguidores conquistados pelas empresas nas redes sociais. Antes de qualquer coisa, estes dados são apenas números de curtidores ou seguidores. Mas, será que você está atingindo o público certo para a mensagem que você quer transmitir? É necessária uma análise mais crítica para avaliar o posicionamento da empresa nas redes sociais. Seus seguidores estão sendo impactados com o conteúdo publicado e têm real interesse pelo que você está dizendo? Pare e pense se você seria impactado pelas postagens que a sua empresa publica.

  1. Antes de começar vamos planejar?

É de grande importância a definição de um objetivo de marketing para a sua comunicação nas redes sociais. Segundo alguns estudiosos, recomenda-se criar um planejamento mensal, ou trimestral para definição de objetivos e estabelecer metas. Exemplo: Se você deseja fortalecer a marca da sua empresa para aumentar a visibilidade, é necessário investir em conteúdo qualificado, campanhas com ferramentas específicas de branding, adequação na comunicação estabelecida e, é claro, monitorar.

  1. Com quem devo me comunicar?

Se você já definiu o seu público-alvo, então já começamos bem. Desta forma, você também já tem ideia de quem você quer impactar através de anúncios, quem você quer que leia suas publicações e assim por diante.

Faça perguntas como: Quem ela (persona) é? O que faz da vida? Qual seu comportamento? Quais os seus interesses e sonhos? Como seu conteúdo/produto pode ser útil para essa determinada persona? São simples questionamentos que irão guiar você para realizar uma comunicação mais relevante e assertiva.

  1. Conteúdo: Engajamento e Vendas.

Segundo dados da pesquisa Papo Social, apesar do crescente número de novos usuários nas principais redes sociais, 54% deixaram de acompanhar as marcas devido ao fraco conteúdo abordado. A falta de diálogo e informação atraente são fortes motivações para o “unlike”. Oferecer conteúdo relevante, acrescentando e gerando valor para o posicionamento da marca deve ser o principal objetivo. Não queira resultados imediatos, pois, o aumento de visibilidade e de vendas serão consequência e questão de tempo.

  1. Monitoramento: do SAC aos dados.

Tão importante quanto todas as etapas anteriores é a utilização do monitoramento nas redes sociais. Com a possibilidade de interação e participação dos usuários diante das marcas, é imprescindível se relacionar com seus seguidores. Uma simples resposta pode demostrar interesse e aproximar o público da sua marca. Outra ótima dica é a personalização desta comunicação, não trate todos os usuários de forma padrão. Cada um possui sua particularidade e necessidade específica.  A análise dos dados muitas vezes oferecidos pelas próprias plataformas de redes sociais (Facebook Insight por exemplo), é outro ponto que merece destaque. É necessário acompanhar e verificar como está sendo o desempenho da sua presença nas redes sociais, questões de relevância, engajamento e mais.

  1. Ampliando o alcance através das mídias online.

Segundo informações relevadas pelo próprio Facebook, o número de alcance orgânico das publicações de uma fanpage será de aproximadamente 1% dos seus seguidores. Tal alcance sofrerá mudanças de acordo com a quantidade de interações e principalmente, compartilhamentos. Contudo, uma outra mudança recente, acendeu ainda mais a luz vermelha para quem deseja manter um bom alcance em sua comunicação nas redes sociais: A timeline de cada usuário será preenchida preferencialmente de informações sobre seus amigos e familiares, o que consequentemente restringe ainda mais o alcance orgânico. Este é apenas um exemplo para evidenciar a necessidade real de investimento em anúncios das mídias digitais. E para criação destes anúncios, é necessário conhecer bem o seu público-alvo, os objetivos e as metas estabelecidas, além do conhecimento técnico das plataformas (Facebook Ads, LinkedIn Ads, Google Adwords e mais).

  1. Tão importante quanto anunciar, é mensurar.

De nada adianta investir dinheiro em anúncios se não houver como mensurar o retorno do que foi investido. Com certeza esta é uma falha bastante comum na realização de campanhas nas principais mídias online. Além do poder de alta segmentação, as novas mídias nos proporcionam a possibilidade de calcular com bastante exatidão o retorno sobre o investimento (ROI). Por isso, após a criação e veiculação de um anúncio, estruture, ou exija (caso tenha uma agência), um relatório do que foi conquistado com aquele valor investido.

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